a cor vermelha da esperança
de tanto sangue verde derramado
por entre papeis, papelões, pacotes
todos vazios
ávidas retinas de desejos incontidos
rastream a solidão inutil
da cor redentora do amor entre os homens
O tablado pretende contribuir para registro da cena da cidade , publicação de cronicas , poemas e opiniões de interesse cultural
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
domingo, 15 de dezembro de 2013
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
Datas como o Natal são um marco em nossas vidas. No caso, apesar de celebrar-se o nascimento do Deus-menino representando o (re) nascimento de toda a humanidade, nao deixa de ser uma data de contabilizar os anos vividos, as lembranças que fazem nossa história pessoal e principalmente as ausências de pessoas caras a nós. São datas assim que evidenciam a nossa transitoriedade .Tudo me parece muito fugaz , até sem justificativas para tanta euforia, uma vez que este cenário se repete indiferente à subtração de protagonistas que como nós ( que ainda estamos ), já trilharam esses mesmos caminhos e acreditaram que representavam algo no elenco desta peça .Acreditaram que havia algo a celebrar , desavisados que eram , como nosotros ,da ameaça constante de sermos retirados súbita e irremediavelmente de cena enquanto a opera bufa continua...
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
A ETERNIDADE DE MANDELA
O nosso grande drama é encarar a morte física.É inegável, o poder desta indesejada de nos colocar contra a parede do absurdo. Ora, o desaparecimento fisico até de nossos objetos materiais que compõem a cena do nosso cotidiano, nossas simbologias afetivas, é sobremodo doloroso!Transporte-se esta cena para o mundo dos seres humanos!
É desolador, procurarmos um rosto, um olhar , as mãos ( que dizem tanto de nós), aquela personalidade ( persona) que fazia parte do nosso cotidiano e encontrarmos o vazio imensurável,o silencio abissal,o negro em lugar da face! É quando damos de cara com nossa impotencia diante do fugacidade da vida!
Outro dia tive um sonho que deve ser prato cheio para os psicanalistas e para mim foi premunitório : encontrava-me na margem limite entre a vida e a escuridão do outro lado ; me vinha a sensação perfeita de que caso me desequilibrasse, entraria no nada absoluto e sem volta!
No entanto, concordo que se nos desnudarmos do envólucro do corpo, o espirito ou o que isto represente, fica por aqui , nas pegadas impressas por nossa trajetória no terreno pantanoso deste planeta.
Nelson Mandela, como unidade fisica e espiritual se foi, desapareceu .Nossos olhos não conseguirão mais enxergá-lo,seu rosto perderá a nitidez dos contornos, mas ficarão as marcas que seu espirito largo e bom deixou por este mundo. E isto é uma forma de eternidade!
terça-feira, 19 de novembro de 2013
O PT E A DESSESTABILIZAÇÃO DO BRASIL
É dificil conviver com esta chafurdação do partido dos trabalhadores para com os Poderes constituidos do país.A partir do inicio do desvendamento da quadrilhagem dos mensaleiros, a insatisfação destes com o que estava por vir provocou a mobilização dirigida de desavisados para ir as ruas protestar contra a punição que se avizinhava.
Agora ,na condição de condenados, se vestem com pele de vítimas quando a verdade é que vitimizaram descaradamente o país e o povo brasileiro, roubando-lhes o que lhe era devido.
Afeitos a uma vidinha fácil de locupletação pelo poder, não se conformam com as sentenças a que fizeram jus e que lhes foi imposta após um trabalho sério, transparente e exaustivo da Suprema Corte brasileira. Chegam a propor processos contra Joaquim Barbosa, em ataque pessoal indevido, até porque o julgamento é feito por um colegiado; continuam a protagonizar um exemplo de má conduta civil sem nome.
Se existem mensaleiros de outra ordem a receber o mesmo tratamento pela justiça , isto é outra questão, a ser devidamente tratada, e em nada diminue a culpa dos condenados do primeiro escalão do PT e do Governo Lula.
A sociedade brasileira pede encarecidamente ao PT e seus representantes que parem com este continuo e abusivo processo de desestabilização do país, de desrespeito à justiça e aos cidadãos que trabalham ( como eles não fazem) para manter suas familias apesar dos assaltos de que somos vitimas!
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
O DIA DA MORALIZAÇÃO DA REPUBLICA
Há sugestões de mudar a denominação do dia 15 de Novembro para dia da Moralização da Republica. Isto porque é um fato histórico para o país, tão condescendente e conivente com as práticas de corrução , testemunhar a prisão de nomes de peso politico e economico.
Por outro lado ,sofre a nação pelo mesmo testemunho do desvio de condutas de personagens que ánteriormente lutaram em favor de um país democrático e mais justo .
A traição ao povo brasileiro deixa um sentimento de desolação e desesperança, só amenizados pela penalidade cobrada aos autores mediante o desempenho sério, dedicado e transparente da corte suprema de justiça do país, impulsionada pela figura destemida do presidente Joaquim Barbosa.
O ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT, deputado Jose´Genoino, por ocasião de sua prisao, protagonizaram uma cena patética digna do cinema noir: ares de heróis , braços levantados, riso cinico nos lábios e punhos em riste . Revelaram mais uma vez a total indiferença com relação aos sentimentos e valores morais do povo brasileiro. Podiamos ter passado sem mais esta...para quem mesmo eles acenavam??
Por outro lado ,sofre a nação pelo mesmo testemunho do desvio de condutas de personagens que ánteriormente lutaram em favor de um país democrático e mais justo .
A traição ao povo brasileiro deixa um sentimento de desolação e desesperança, só amenizados pela penalidade cobrada aos autores mediante o desempenho sério, dedicado e transparente da corte suprema de justiça do país, impulsionada pela figura destemida do presidente Joaquim Barbosa.
O ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT, deputado Jose´Genoino, por ocasião de sua prisao, protagonizaram uma cena patética digna do cinema noir: ares de heróis , braços levantados, riso cinico nos lábios e punhos em riste . Revelaram mais uma vez a total indiferença com relação aos sentimentos e valores morais do povo brasileiro. Podiamos ter passado sem mais esta...para quem mesmo eles acenavam??
terça-feira, 12 de novembro de 2013
BIOGRAFIAS , DIREITO E ÉTICA
Os caminhos percorridos pelos biógrafos são muito árduos. Em principio, têm que ir às fontes de informação ,
entrevistas com pessoas , fontes secundárias e documentais.Esta arqueologia é penosa. É fato
reconhecido, também, o preciosismo das atitudes
a ser adotado em relação às pessoas entrevistadas.
Precisa cautela, de modo a obter uma quantidade expressiva de informações
embora respeitando muito a personalidade do entrevistado . É um processo dinâmico que se vai fazendo ao fazer, e isto
requer habilidade e tolerância com os possíveis e inesperados arroubos de ambas
as partes.
A exigência de autorização previa pelo biografado, ou seus
representantes legais, cae no âmbito da
censura desde que, privilegia o direito
individual em detrimento do direto da coletividade
à informação Ora, as biografias são apanágio
de figuras publicas cujas vidas despertam o interesse coletivo. A propósito, a postura de Roberto Carlos revela, em ultimo caso,
zelo excessivo pelos royalties que podem render sua historia de vida e que ele não
quer compartilhar. O artista fazia parte do grupo Procure Saber, liderado por Paula Lavigne. Esta chegou a
declarar-se , não contra a biografia, mas contra sua comercialização não autorizada.
Juristas se contrapõem dizendo: “ nada contra a pessoa ganhar
dinheiro contando sua historia, se a
biografia é contada por ele próprio. Se contada por outro, o biografado passa a
ser personagem da história e, portanto, o direito autoral é do autor”. Considere-se ainda que no caso dos eminentes músicos
do Procure Saber, todos são
figuras publicas, formadores de valores
e que influenciaram gerações. Sua história é do interesse da
coletividade que tem seu direito acima do direito privado.
A própria ciência jurídica considera um dos mais difíceis limites
a ser definido, aquele entre o direito
privado e o publico. Sem compromisso com
a ciência jurídica dou aqui minha opinião sobre questões de intimidade dos biografados.
Tive uma recente experiência quando me aprofundei na historia de vida do poeta João Cabral de Melo Neto, para
publicá-la em livro. Ora, se você ouve dezenas de pessoas sobre a vida de outra, obviamente tem acesso a detalhes pessoais,
incomuns, excêntricos, de sua vida e personalidade, no âmbito dos afetos, comportamento, social e outros. Comigo não foi diferente; Tenho um
dossiê de conhecimento sobre João Cabral,
na vida privada, onde ele se permite viver como homem comum exercendo seu
legítimo direito de ser,
distante daquele idealizado por outrem. Um outro biografo , quando de sua
passagem por Recife, tornou publico fatos irrelevantes do cotidiano do poeta, nos seus nos últimos anos
de vida, que em nada contribuíram para a cultura coletiva e sim para
mudar a posição dos holofotes, do
biografado para o autor dos comentários .Isto pode não ferir direitos mas com certeza fere a ética.
sábado, 19 de outubro de 2013
ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA E LENINE
A orquestra sinfônica brasileira apresentou-se hoje no parque dona Lindu e recebeu o musico e compositor Lenine no segundo bloco do programa . O que me chamou a atenção foram a s peças clássicas escolhidas bastante " sisudas" com composições densas como " O pássaro de Fogo" de Stavinsky ao lado de outra não menos erudita como o "Lamento" do nosso grande maestro Clóvis Pereira que prestigiou o concerto com sua presença. Considerando-se o ambiente aberto , para um grande publico, um programa menos ambicioso e mais leve, fosse a melhor pedida.
Por sua vez a apresentação de Lenine foi muito rápida e, inicialmente, um pouco comprometida pela visível emoção que tomou conta do nosso artista diante do publico de sua terra, tendo inclusive esquecido de prestar as devidas referencias ao regente Leandro Carvalho que conduziu a orquestra com muita vivacidade e entusiasmo chegando a balbuciar a letra de algumas canções do artista pernambucano.Detalhes que não tiraram o brilho da grande noite em comemoração aos 60 anos de vida do grupo Queiroz Galvão! O Recife agradece.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
AUSÊNCIA DA PREFEITURA DO PAULISTA -PE
Se alguém se der ao trabalho de acompanhar as colunas que dão voz ao leitor , poderão constatar que a cidade de Paulista , região metropolitana do Recife, é campeã em reclamações dos seus moradores.
Coitados , não dão certo com os prefeitos que elegem! o recém empossado Junior matuto, a exemplo de seus antecessores é também prefeito "blindado", ou seja , nunca está exposto ao embate cara a cara com o cidadão, ganha premiação quem encontrá-lo enquanto a cidade continua ao Deus dará!
E´de fazer chorar a pouca sorte dos seus habitantes , não aparece um prefeito que chame para si a melhoria do projeto urbano e social do Município. O litoral continua devastado pela fúria do mar sem que ninguém tome qualquer providencia , a exceção dos pobres coitados moradores que andam a catar detritos para por em frente as suas casas na vã tentativa de suprir a ausência do poder publico irresponsável
Sou moradora da cidade e falo do alto de meus direitos!
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
NO CURSO DA HISTORIA-crônicas
No ultimo dia 9 dentro da programação da IX Bienal Internacional do Livro de PE, precisamente na plataforma de lançamentos, apresentei ao publico presente, em pre-lançamento , o meu novo livro de cronicas NO CURSO DA HISTÓRIA.Estou aguardando tiragem completa para marcar lançamento oficial da obra , ocasião em que avisarei aos amigos !
domingo, 13 de outubro de 2013
O VITUOSISMO DE JOAO BOSCO
Tive a grande oportunidade de assistir ao show de João Bosco no Centro Cultural dos Correios, sexta-feira( 11.10) passada. Não há como negar a diferença estratosférica da qualidade da musica feita pela geração 60 , e que ilumina o cenário musical do país até os dias de hoje! o tal do João , titulo de seu primeiro compact-disc, segundo o proprio musico , que ocupava o lado B da gravação enquanto oseu padrinho o T de Tom Jobim era o carro -chefe da mesma ocupando o lado A.
Pois bem, o tal do João é demais! ele é um caso raro de casamento bem sucedido entre o exímio violonista , voz de muita personalidade e harmonia perfeita entre o musico e o instrumento ! O violão de João, nas suas mãos, torna-se uma verdadeira orquestra não deixando faltar nada para complementar o virtuosismo da apresentação. E como se não bastasse é compositor-poeta dos bons! o programa foi em grande parte dedicado a Tom, Vinicius e às composições do mineiro que são de levar a platéia ao transe! OBRIGADO JOÃO! foi o grito de um espectador acompanhado pelos demais! Obrigado também ao MINC que patrocinou sua vinda até nós !
Pois bem, o tal do João é demais! ele é um caso raro de casamento bem sucedido entre o exímio violonista , voz de muita personalidade e harmonia perfeita entre o musico e o instrumento ! O violão de João, nas suas mãos, torna-se uma verdadeira orquestra não deixando faltar nada para complementar o virtuosismo da apresentação. E como se não bastasse é compositor-poeta dos bons! o programa foi em grande parte dedicado a Tom, Vinicius e às composições do mineiro que são de levar a platéia ao transe! OBRIGADO JOÃO! foi o grito de um espectador acompanhado pelos demais! Obrigado também ao MINC que patrocinou sua vinda até nós !
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
IX BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUICO-2013-
Frequentemente me vem o questionamento : porque é tão difícil, exaustivo e desanimador produzir cultura no Nordeste? não quero nem falar no país porque, para nós, o centro nevrálgico da inteligencia brasileira permanece, como no século passado, no eixo Rio- São Paulo com enfase para esta ultima cidade Nada a reclamar quanto a efervescência e realizações concretas da Paulicéia que também nos alimenta e envaidece por sermos brasileiros . Mas, porque entre nós o poder constituído é tão reticente quanto a patrocínios como foi o caso desta edição da Bienal .Tenho protagonizado alguns eventos como. palestra no espaço Cultura Nordestina , lançamento de livro de minha autoria - No curso da história-dentro da programação do evento.Na minha terceira visita( ontem, quarta-feira, dia 10 ) notei um incremento e movimentação maior de publico e logo imaginei que algo de novo havia no ar! pelo noticiário de hoje vi que a Prefeitura havia liberado recursos para os professores , muito embora não houvesse " carimbado" a verba como exclusiva para compra de livro. A resposta foi imediata, acorreram professores , estudantes, bibliotecárias de todo o Estado ( encontro das bibliotecas Publicas),dando ânimo novo á Bienal.O produtor cultural e seu histórico ´profissional deve ser visto como um agente da cultura e como tal tem que ser respeitado (fazer-se respeitar) pelo importante papel que representa na sociedade e ter assegurado seu quinhão de recompensa econômica pelo duro e obstinado trabalho realizado, Cumpre, por sua vez, aos organismos competentes a fiscalização desde o planejamento orçamentário até a produção executiva dos eventos e produtos culturais.O que não dá, é entender a produção cultural como uma atividade de pequena ou nenhuma importância e, sair por aí colocando pedras no caminho de quem toma para si esta atividade.O fato acima referido vem mais uma vez comprovar que a parcela de contribuição do poder publico é imprescindível para alimentar a industria sem chaminés da cultura.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
MAIS MÉDICOS
A questão da aceitação
de médicos estrangeiros (a maioria
cubanos) tem interpretação diferente por parte dos usuários do sistema de
saúde. A recusa dos médicos brasileiros em participar do programa entende-se a
partir da formação dos médicos no mundo ocidental capitalista. Saídos das
universidades , praticamente sem contato com as comunidades, com especialização
precoce, dirigida para métodos de diagnostico e tratamento de tecnologia avançada
que garantem o alto custo e a decorrente rentabilidade do ato médico. Ora, um
profissional com este perfil acadêmico, não consegue equilíbrio emocional para
superar a frustração de trabalhar em ambientes inóspitos e que não condizem com
o padrão de sua formação. Por sua vez, o sistema de saúde cubano é reconhecido
mundialmente como referencia da medicina socializada, de abordagem preventiva e
próxima das comunidades. Assim, estes profissionais preenchem o perfil daqueles
que se adaptam ás condições de medicina simplificada e de atenção básica de que
necessitam os cidadãos do Brasil profundo. O fato de serem pagos mediante convênios
com o governo cubano, tendo a OPAS como intermediária, é uma questão de decisão pessoal de aceitá-lo ou não. Descontados
os ganhos dos” “intermediários”, o salário brasileiro ainda é dez vezes maior
que aqueles pagos no país natal, o que explica a decisão destes profissionais
em trabalhar fora da ilha, para não falar nos direitos e liberdades garantidos
pela democracia brasileira.
O Conselho Federal e os regionais de Medicina, considerando
sua missão de órgão fiscalizador da atividade, tem efetivamente o dever de
exigir condições de credibilidade da documentação apresentada, principalmente quanto
ao órgão formador (Universidades) destes profissionais. Esta também é uma
atitude de zelo pelos usuários do Sistema se Saúde Unificado. Quanto à isenção
da revalida, por constituir pressuposto da medida provisória que criou o
programa, não cabe mais discussão, uma vez que por força de lei os CRMs tem que
atender sob pena de inverter a escala hierárquica de decisões políticas. Quebra-se
também o estado de direito com atitudes do tipo. A Advocacia Geral da União (AGU)
solicitou, em tempo, um inquérito civil para analisar a recusa à concessão dos
registros provisórios pelos Conselhos regionais. Muito bem vinda esta intervenção
do ponto de vista do cidadão comum que, em recente pesquisa, mostrou-se
plenamente favorável ao exercício destes profissionais que vão preencher lacunas
nos rincões distantes dos pais. Esta aceitação massiva do programa Mais Médicos, do Governo federal, mostra
a carência de assistência médica sentida pelo povo. Sejam bemvindos!!!
domingo, 15 de setembro de 2013
FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE IPOJUCA
A FLIPO, em sua primeira edição, louvável iniciativa de Eduardo Cortes e Alexandre Santos, foi um sucesso.Tendo como cenário a belíssima vila de Porto de Galinhas, reuniu escritores, acadêmicos , e jornalistas num clima de congraçamento muito produtivo e agradável. Com uma programação diversificada , dirigida também ao publico infantil, às artes plásticas , e à musica, transformou a praça das piscinas naturais em verdadeiro " canteiro" de cultivo da leitura atraindo a atenção do publico visitante daquele balneário.A volta à Ipojuca de sua festa literária constituiu-se em presente para o município, com o apoio indispensável da prefeitura local .Tive o honra de participar da mesa sobre a mulher na literatura brasileira , que contou com um publico especial de professores e alunos da FUNESO bastante interessado e interativo. Eventos como este que conta com a força local de escritores e acadêmicos são bastante bem vindos por promoverem a indispensável troca entre os estudiosos e o publico em geral.Os que fazem a cultura pernambucana agradecem!
terça-feira, 10 de setembro de 2013
ALHOS S E BUGALHOS
A posse de Fernando Henrique Cardoso
A posse de FHC enriquece a ABL! vamos combinar que, o que se espera de uma Academia de Letras, é o de consagrar valores já consagrados , se não nacionalmente , mas pelo menos provincionalmente!
Até aí, tudo bem! mas, o que dizer de consagração de nomes que nem fizeram uma curta e reconhecida historia na província e nas letras??
nem mesmo ,sendo mulher, posso me ancorar na questão de gênero!MEU DEUS!!!!
A posse de FHC enriquece a ABL! vamos combinar que, o que se espera de uma Academia de Letras, é o de consagrar valores já consagrados , se não nacionalmente , mas pelo menos provincionalmente!
Até aí, tudo bem! mas, o que dizer de consagração de nomes que nem fizeram uma curta e reconhecida historia na província e nas letras??
nem mesmo ,sendo mulher, posso me ancorar na questão de gênero!MEU DEUS!!!!
terça-feira, 3 de setembro de 2013
ESCRITORES PERNAMBUCANOS
Escrevo este pequeno texto , dando graças a Deus porque a tecnologia contemporânea nos garante a voz.Sem ela, não poderíamos nos colocar diante dos fatos e da vida cotidiana da cidade.
O título acima remete à condição dos escritores e estudiosos que militam na terra de grandes nomes conterrâneos como Mauro Mota, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, e tantos outros.
Deixei para falar de João Cabral no espaço a seguir.Acaba de ser realizado pela Prefeitura da cidade do Recife o festival A letra e a Voz que teve a feliz idéia de homenagear o autor de O Cão sem plumas.. Muito bem. Não faço segredo de meu desalento ,uma vez que, sendo estudiosa do poeta,com livro publicado sobre o mesmo e, diga-se de passagem, premiado pela Academia Pernambucana de Letras, não tive o meu nome lembrado para um pronunciamento sobre o homem João Cabral ao qual dediquei uma década de vida á pesquisa sobre sua figura humana e sua inserção na obra .Pois bem , na falta de estudiosos locais, foram buscar, em terras distantes do sul, um nome, para contribuir com os recifenses no conhecimento sobre a figura universalmente reconhecida do pernambucano João Cabral de Melo Neto. Carimba-se assim, mais uma vez, o Nordeste, como terra de cultura menor, sem valores dignos de representação , submetendo-nos a eterna condição de colonos culturais do sul do país.
Fica aqui o meu repudio a esta destinação de anonimato imposta por nós mesmos aos escritores pernambucanos!Lamentável......
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Festa literária Internacional de Ipojuca- FLIPO
Alô amigos,
O JC , de hoje, 20 de Agosto de 2013, traz na coluna Escrita de Diogo Guedes , nota sobre a primeira edição da FLIPO- Festa Literária Internacional de Ipojuca, que acontecerá nos dias 12 a 15 de Setembro. Estaremos lá prestigiando a bela iniciativa de Eduardo Cortês e Alexandre Santos.Nosso encontro fica combinado!
domingo, 18 de agosto de 2013
Pequena Cronica domingueira
Hoje, 18 de Agosto de 2013, o domingo apareceu como uma ninfa de perfil nebuloso saída das águas!Encravada na serra das Russas, a cidadezinha de Gravatá parecia dormir embalada pela sonata da chuva . Da minha janela, emoldurada pelo verde das plantas posso ouvir os dedos da chuva no teclado das folhas . É o sorriso da natureza e o momento a ela dedicado que nos torna personagem felizes neste cenário!O frio é bem mais aconchegante que o calor continuo do nosso longo verão nordestino.Faz-nos procurar a intimidade dos lares, dos amigos e dos corpos que amamos. Por isto, os dias como o de hoje são raridades e nos dão a sensação do novo , do inesperado, de estarmos vivendo numa cidadezinha calma, fria, longe da selva urbana, e mais perto de Deus!
terça-feira, 13 de agosto de 2013
SHOW DE ARROMBA!
Juntos , os ícones de nossa musica Maria Gadú e Vanderly irão abalar os corações dos fãs, quinta-feira, 14/9. Particularmente, o cantor e compositor mineiro ,dono de uma voz e interpretações inconfundíveis, chegou no nosso cenário musical para provar que se pode ser afetuoso e, porque não dizer, romântico, sem cair no lugar comum, na caretice. A poesia de boa qualidade que preside suas composições e repertorio não deixam falar as más linguás dos fãs da pop-music!
Vale a pena ver e ouvir!
domingo, 11 de agosto de 2013
CRONICA DOMINGUEIRA DO DIA DOS PAIS
Neste dia dedicado aos pais o domingo amanheceu risonho emoldurado de azul prenunciando os longos e alegres meses de verão que havemos de atravessar. Parabenizamos a todos os pais que carregam consigo a a doce e árdua tarefa de preparar alguém para a vida.Certa ocasião ouvi de um estudioso o conceito de educação que me pareceu o mais próximo da complexidade da questão .Dizia ele " educar é inserir alguém no mundo". Ora, o estar inserido em alguma situação ou processo, requer do individuo habilidades tais como : comportamento adequado , capacidade crítica das situações, tolerância e respeito para com o outro e tantas mais.Portanto o protagonismo dos pais e da escola vai muito alem daquele de proporcionar conhecimento É necessário formar profissionais capacitados, competentes e, tao importante quanto , ajudar a construir um caráter que os habilite à lealdade, solidariedade,capacidade de convívio em comunidade de modo respeitoso e tolerante para com o outro. Desejamos a todos os pais do mundo a força interior e a fé para o sucesso nesta importante missão!
terça-feira, 6 de agosto de 2013
A falta de credibilidade da prefeitura de Paulista -PE
O Jornal do Comercio( 5.8,13) publicou uma noticia, no mínimo, hilária,
sobre a prefeitura de Paulista e a ações de contenção do avanço do mar.
Em primeiro lugar a população da orla de Pau Amarelo e adjacências
vêm se manifestando há décadas acerca da
perda do patrimônio natural e imóvel daquelas praias, sem nenhuma resposta do
poder publico. E agora surge um projeto de “fantasia “de conter o mar com sacos
de areia biodegradável como medida emergencial”! Vejam que falta de seriedade,
a medida é obviamente eleitoreira para calar a boca dos pequenos comerciantes
da orla em um pequeno trecho do litoral e que absolutamente não terá eficácia.
Quanto ao projeto de conteúdo técnico que não sai do papel também
há décadas, a carapuça cabe nas três esferas de poder: municipal, estadual e
federal. Enquanto isto os moradores, continuam a ver navios cada vez mais de
perto pela engolida diuturna da praias...E ainda falam em contenções irregulares (!) dos coitados dos cidadãos que tiram dinheiro do bolso para adiar a perda total de seu patrimônio
conseguido a duras penas e tantas lágrimas que já avolumaram o Atlântico. Isto é
que é exemplo de irresponsabilidade e humor negro!!!
terça-feira, 2 de julho de 2013
O RECIFE VISTO DA BYKE
Despertou novo domingo! dia de bicicletar pela cidade. Hoje não passamos por ela sem sequer enxerga-la como fazemos cotidianamente. Aos domingos a cidade entrega-se lasciva ao carinho ardoroso do sol tal a virgem desnuda de Mondrian.As ruas são seus braços que abraçam carinhosamente os recifenses . Redescobrimos o Recife!com ele compomos um cenário de alegrias.A familia reúne-se fora do abrigo das casas , desfrutando o prazer da posse dos seus parques , do seu rio , de suas praias; deslumbramo-nos com face sisuda do casario antigo,com o sorriso do rio ( apesar dos dentes amarelados), com o azul do mar cortado por audaciosas velas brancas de jangadeiros que insistem em sua poetica de resistência .O recifense continua pedalando em seu passeio domingueiro num exercício mutuamente prazeroso de pertencimento entre ele e a cidade
NOVA PROVOCAÇÃO DE ALMODOVAR
Os amantes passageiros em cartaz também
na zona norte , Kinoplex Plaza, tem do roteiro provocativo, bem Almodóvar, e que trata das ultimas horas de vida dos personagens em um avião a perigo além de trazer no elenco estrelas como Penélope Cruz e Antonio Banderas, os queridinhos do diretor. Vale a pena conferir!
na zona norte , Kinoplex Plaza, tem do roteiro provocativo, bem Almodóvar, e que trata das ultimas horas de vida dos personagens em um avião a perigo além de trazer no elenco estrelas como Penélope Cruz e Antonio Banderas, os queridinhos do diretor. Vale a pena conferir!
quarta-feira, 26 de junho de 2013
COMO SURGIU
O blog surgiu do desejo de criar um espaço acolhedor de ideias, de publicações,de análises e sugestões acerca dos
fatos de interesse coletivo. No tablado das cidades o visitante encontrará
cenas, registros e comentários referentes a vida social , política local e nacional. No tablado cultural
a cena artística da cidade tem seu palco, com realce especial para a literatura
alem de outras linguagens . Já o cena
aberta é nossa sala de visitas, aqui acontece o bate-papo construtivo entre os amigos em torno de tudo
que rola no tablado ou algo mais. Esperamos vocês!
QUEM SOMOS
Selma Vasconcelos –idealizadora do blog, escritora pernambucana com livros publicados na área de poesia ,ensaísta, estudiosa de João Cabral de Melo Neto, autora do livro sobre o grande escritor “JCMN- retrato falado do poeta” .
Facebook:https://www.facebook.com/pages/selma-vasconcelos/175536472525253?ref=hl
João Marcos Dutra das Neves- Desenvolvedor, editor e assessor técnico do blog O tablado, Monitor de Inclusão digital no CMTL (Coletivo Marista de Tecnologias Livres), Técnico em Computação e Educando do curso de Robótica livre (CRC-Marista do Recife).
Facebook: https://www.facebook.com/joaodaft
Twitter: @joaomarcosft
terça-feira, 25 de junho de 2013
OS CARAS- PINTADAS
São eles de novo . Os filhos dos caras-pintadas que rasgaram o diploma de Fernando Collor. Imaginemos que foram precisos justos 20 anos para que a geração amadurecesse e se sentisse suficientemente segura para o grito de liberdade! Nós , brasileiros , sem nenhuma pieguice, somos um povo sofrido , aviltado , explorado pelos donos do poder até o limite da tolerância. Tolerância esta genética e historicamente determinada pela etnia miscigenada e pelas origens escravas afeitas á exploração e a suportar as maiores agruras sem no entanto perder o horizonte de fortaleza e alegria da raça. Esta geração de jovens está honrando o nossos vultos do passado que lutaram contra a escravidão e subjugação à toda forma de poder.Quantos Zumbis, Nabucos , Joaquim Josés, Pedros estão empunhando e honrando o" verde pano" do Brasil!
É um grito uníssono por justiça social, dignidade e bem-estar da família brasileira.Aos que tentaram manchar com sangue as manifestações pacíficas, nosso repúdio. Nosso bloco é o dos caras-pintadas !
quinta-feira, 20 de junho de 2013
BLOOM´S DAY
NESTE 16 DE JUNHO DE 2013 MAIS UMA VEZ COMEMOROU-SE O BLOOM´S DAY .EM TODO O MUNDO. EM 16 DE JUNHO DE 1904 A VIDA PAROU PARA O AUTOR DE "ULISSES".
É O DIA MAIS LONGO Da HISTORIA DA LITERATURA.. TODA A AÇÃO DO ROMANCE ACONTECE NESTE ÚNICO DIA..A RAZÃO DA DATA FOI PESQUISADA POR MUITOS DOS BIÓGRAFOS DO IRLANDÊS. UM DELES, RICHARD ELMANN, ADMITIU QUE FOI NAQUELA DATA LONGÍNQUA QUE NORA BARNACLE( SEGUNDO O PROPIO JOYCE) " O TRANSFORMOU NUM HOMEM ". CASARAM-SE.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
A CIDADE QUE EU GOSTARIA DE AMAR
O sentimento de pertencimento a uma cidade pode ser medido pela relação estabelecida entre o cidadão e o espaço urbano. Por sua vez, esta relação está na dependência dos bens e serviços que a cidade oferece.Quais os equipamentos que estão ao alcance da comunidade , bem como, a qualidade destes para que o cidadão possa cumprir sua rotina diária, no trabalho, nos seus deveres para com a família e nas possibilidades necessárias de lazer . Fácil deduzir que lhes sendo negadas estas condições básicas de vida ou se lhes são ofertadas de modo desrespeitoso , a relação cidadão- cidade fica comprometida. A qualidade de vida possível determina o comportamento do homem frente ao espaço em que transita. Na prática isto se denuncia pelos atos constantes de vandalismo contra o patrimônio que o povo não reconhece como seu.Em plena era do conhecimento e da tecnologia não se admite que o trabalhador tenha que se transformar em pingente vivo do transporte publico para cumprir adequadamente a jornada de trabalho que garante a sua sobrevivência. Não é admissível o caos instalado cotidianamente pela impossibilidade de mobilidade nos grandes centros. Este é um cenário de barbárie que denuncia a total falta de racionalidade do homem dito moderno!As recentes manifestações de protestos coletivos pelo país afora, não deixam duvidas quanto ao grau de insatisfação do povo brasileiro. Melhor seria, se possível fosse, voltar aos tempos dos lampiões e das cadeiras nas calçadas para ver e sentir a vida em plenitude!
terça-feira, 11 de junho de 2013
Pequena cronica domingueira
O domingo, nove de junho de 2013,
amanheceu com o rosto úmido, lágrimas alegres escorriam pela face do tempo,
gotas da chuva, benfazeja, criadeira...
Adoro ver a cidade embalada pela sinfonia de inverno, a atmosfera
sombria fazendo contraponto ao riso dos telhados molhados abrigando a ternura e
o calor dos amantes.As portas das casas, sisudas, pedem que ninguém as abra, lá
dentro tudo é morno e a meia-luz, por favor, não quebrem esta atmosfera de descuido
cuidadoso!
Gosto de países de clima frio; apesar das silhuetas severas,
ensimesmadas que cruzam as avenidas, todos parecem caminhar para o abrigo
quente dos lares, sob o calor improvisado das lareiras, enfeitando a atmosfera
intimista e convidando para ouvir o mestre B.B.KING com sua rouquidão e a da
guitarra.
Na verdade, o clima
de inverno nos conduz a procura da intimidade da casa e a faz o abrigo desejado.
Quando o “sol de demência” (de que falava Bandeira) de novo explodir , tudo vai conspirar contra a reflexão e a intimidade. Os trópicos novamente incendiarão
de calor os corpos desnudos que buscam a plenitude das águas para seu deleite. A
partir daí não existirá" pecado do
lado de baixo do Equador !"...
domingo, 2 de junho de 2013
O RECIFE VISTO DA BIKER
Despertou novo domingo, 3 de Junho de 2013! dia de bicicletar pela cidade. Hoje não passamos por ela, sem sequer enxergá-la, como fazemos cotidianamente. Na verdade, atropelamos a cidade sem vê-la!Aos domingos a cidade nos chama e entrega-se lasciva ao carinho ardoroso do sol, tal a amante nua de Mondrian.As ruas são seus braços que nos abraçam carinhosamente.Redescobrimos o Recife e com ele compomos um cenário de alegrias e jovialidade. As famílias reúnem-se fora do abrigo costumeiro das casas e desfrutam do prazer da posse de seus parques, de seu rio, do seu mar. Deslumbramo-nos com a face sisuda do casario antigo, com o sorriso do rio( apesar de sem plumas), com o azul do mar interrompido por audaciosas velas brancas de jangadeiros que insistem em sua poética de resistência.O recifense continua pedalando em seu passeio domingueiro , exercício mutuamente prazeroso de intimo pertencimento entre nós e a cidade!
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Cronica ( atrasada) do domingo, 26 de maio de 2013
Ontem foi domingo e só hoje,segunda-feira 27 de Maio de 2013, escrevi minha pequena cronica. Que pena, pois o domingo é um dia branco, que favorece a introspecção e a reflexão. É um dia que embala a brancura das nossas almas lavadas da poeira e do ferrugem do cotidiano. Somos mais ou menos felizes nos domingos de nossa vidas? Isto não sei avaliar ; o que sei é que vivenciamos mais este dia que é particularmente nosso. Temos concessões de direitos especiais: não fazer nada, desistir de mudar o mundo,olhar a beleza do garoto que passa, esquecer pessoas esquecíveis, amar mais, as já bem-amadas, admirar o horizonte e imaginar cruzá-lo em dia distante numa aventura que se realizará outro dia...e, principalmente, "estar numa casa de campo, cantar muitos rock rurais , alimentar o silencio de línguas cansadas; estar onde possa encontrar meus amigos meus discos e livros e nada mais....."
domingo, 19 de maio de 2013
Pequena cronica de domingo
O dia acorda devagar, de mansinho e silencioso para não despertar a cidade que ainda dorme no interior do tempo que se diz domingo, 19 de maio de 2013.Seu leito é de nuvens e de lençóis azuis vistos pela janela do meu quarto. Volto para a cama querendo prolongar o estado de sonambulismo que me faz parceira do bocejo da manhã. Inútil tentativa; o grito estridente de uma buzina de automóvel me diz que os homens subitamente despertaram a cidade...
sexta-feira, 17 de maio de 2013
NOTICIAS SAINDO DO FORNO
AS PRESENÇAS DE CAETANO VELOSO COM SEU ABRAÇAÇO NO BAILE PERFUMADO E E GERALDINHO AZEVEDO CANTANDO SEUS CLÁSSICOS NO MANHATTAN FAZEM A EBULIÇÃO DA CIDADE!
NA GASTRONOMIA O JC DÁ DESTAQUE PARA A COZINHA DE INSPIRAÇÃO ÁRABE NO CASBAH QUE FUNCIONA NO PRÉDIO DO BEM LEMBRADO E SAUDOSO MOURISCO ,EM OLINDA ,E DO DO SNAUBAR QUE SE DEFINE COMO ESFIHARIA E CERVEJARIA MAS INCLUI NO CARDÁPIO OUTRAS DELICIAS DE COMIDINHAS DA COZINHA TAMBÉM MOURISCA!
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Mudança de mentalidades
É atribuída ao físico Einstein a declaração:" é mais fácil desintegrar o átomo do que mudar mentalidades". O grande cientista deve ter sentido na pele a dificuldade de mudar paradigmas , atitudes e cultura, entendida aqui , como padrões de comportamento de determinado agrupamento humano orientados, obviamente, por seus valores morais e éticos.
O que se viu durante o processo do mensalão foi uma rutura com a cultura de impunidade mediante um julgamento transparente e que envolvia quadrilhas capitaneadas por políticos e figurões oriundos da mais alta representação do governo federal . O STJ condenou-os a pagar com a liberdade o assalto aos cofres públicos e os indeléveis danos morais infringidos ao país e ao povo brasileiro.
Pois bem, estes mesmos protagonistas da corrução tentam bravamente desmoralizar a Suprema Corte de Justiça do país mediante recursos infundados na tentativa de anular o precioso julgamento dos implicados no mensalão.
Contribuindo com eles , alguns setores da mídia insistem em configurar para opinião publica a figura do Ministro Barbosa como pouco simpática e intolerante, desde que não traz para si a tarefa de agradar a gregos e troianos mas a de julgar com independência.
Até a OAB teve seus pruridos corporativos exacerbados pela declaração impensada do Ministro ao categorizar alguns advogados como dorminhocos...
Nosso Ministro que se cuide e não abra a guarda para mentalidades daninhas !
quarta-feira, 15 de maio de 2013
CÉSAR LEAL
Do alto de seus noventa anos
de vida o poeta contempla o universo que tanto lhe é conhecido: o das
academias, das salas universitárias, das redações dos jornais. Ambientes que
representam o percurso de sua fecunda vida profissional e intelectual.
É com regozijo que
assistimos ás homenagens que vem sendo prestadas ao filho de Saboeira, no
Ceará, que adotou Recife também como seu berço e casa.
A Academia Pernambucana de Letras,
recentemente, realizou o seminário Cesar
Leal – 90- anos que reuniu os pares da APL, estudiosos de sua obra e amigos.
Sua filha Virginia o representou e trouxe para os presentes, as doces memórias
familiares e alguma poesia da farta fortuna intelectual do poeta.
Tivemos a oportunidade de
revisitar os múltiplos aspectos de suas atividades como jornalista, critico
literário e docente. Cesar leal iniciou sua vida no serviço publico trabalhando
para o Serviço especial de saúde pública (SESP) exercendo suas atividades em Manaus,
Belém e depois Belo Horizonte. Aí conviveu com intelectuais como Abgar Renault,
Fábio Lucas e outros. De volta ao Recife foi admitido no Diário de Pernambuco
então sob a direção do poeta Mauro Mota.
Em 1957 publica Invenções
da Noite Menor, seu primeiro livro
de poesia, seguido por dezenas de outros importantes títulos. Estudioso de Dante, admiração iniciada desde
a infância, por ser a Divina Comédia
um dos livros a seu alcance no casarão da fazenda Belmonte. Em 1965 publicou um
ensaio sobre o gênio italiano “Dante e os modernos” que lhe valeu condecoração
de “Cavalieri” da ordem do Mérito da República da Itália (1982).
Sua carreira literária tem
sido brilhante, reconhecida e profícua. Poeta, jornalista, critico de
literatura respeitado, recebeu o titulo de notório saber do Conselho Federal de
Educação (1980).Professor de Teoria da literatura da UFPE ,foi responsável pela
criação da Pós graduação em literatura e, portanto, pela formação de jovens mestres e doutores na última
metade do século XX. Foi editor da revista Estudos
Universitário e do Suplemento Literário
(DP) por três décadas. Estimulou poetas jovens publicando seus trabalhos (tive
a honra de ser um deles, com poemas e ensaios pjublicados nos idos da década de
80 no seu Panorama Literário).
Cesar Leal, como
João Cabral de Melo Neto, conseguiu conciliar a difícil convivência entre
poesia e crítica. Ambos tinham
consciência desta atitude critica presidindo o ato de escrever. É de José
Guilherme Merquior a afirmativa “César Leal é
até agora o poeta brasileiro mais preocupado com a teoria do poema” (1980).
No
poema “Carta aos rinocerontes” Cesar
declara: “se minha poesia te cansa/peço-te: come as saladas de Sousândrade;
bebe lentamente as gotas de orvalho que
fluem dos Caligramas/de Apollinaire... quanto a mim continuarei
sozinho/solitário como um estranho rio/de um território ainda não visitado
pelos geógrafos/abrindo sem descanso a minha estrada/certo de que alguém um
dia/ anjo ou demônio/caminhará por ela até a porta do meu nome”.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Por falar em cinema
O Festival de cinema francês é uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil e acontece em 40 cidades brasileiras.No Recife já está terminando e foi uma pena que as salas se localizassem todas na zona sul o que representa um complicador para os cinéfilos das outras regiões do Recife.Quem vive aqui sabe(!) O nosso Cinema da Fundação não pôde abrigar o festival 2013 por estar em reforma.
A programação esteve excelente com destaque para os longas Renoir , Camille Claudel e Ferrugem e Osso. No Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Sales sediou o festival que contou na pauta com dois excelentes documentários narrados por Marguerite Duras ambos do diretor Benoit Jacquot ( ex- assistente da escritora) e homenageado do Festival carioca. Os títulos foram " La mort du jeune aviateur anglais" e " Écrire, este ultimo, sobre o processo de escrever de Duras. Ficamos com água na boca....
Por falar em cinema aqui vai a sugestão para que as salas Kinoplex Forte e Tacaruna melhorem sua programação pois os filmes de conteúdo ficam restritos as salas do Boa Vista e Rosa e Silva em sessões únicas ou horários especiais.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Em quem cai a carapuça?
O JC de ontem( 7.05.2013) publicou em manchete o abandono do litoral norte alardeado pelos cidadãos da cidade do paulista há dez anos!!! Enquanto a prefeitura de Paulista diz que é com o Estado , nega a interlocução do poder local na esfera devida de responsabilidade.Pessoalmente há cerca de 3 anos !!!participei de uma consulta publica envolvendo Ministérios Publico, da Integração Nacional, CPRH e outrasssss esferas de poder, mostrando o resultado da consultoria com uma empresa expert americana ...e até hoje o mar continua seu trabalho destruidor, os cidadãos perdem seu patrimônio ,são impedidos de entrar em casa e tudo fica a ver navios.....realmente trata-se de um desmando que não tem tamanho nem responsável! o que fazer???
Porque tablado?
O significado de tablado remete ao lugar de representação dos atores no teatro. Considerando que a cena cotidiana da vida é representada por nós, os atores nas várias áreas da atividades e situações, a ideia do blog é ser o arauto e interlocutor deste cenário quer nas artes, na política, na literatura e nos fatos de repercussão na vida social e econômica da cidade. Interessa principalmente a interlocução com os leitores do blog que irão dispor de espaço para estabelecer esta interatividade com a blogger. Espero boa receptividade para fortalecermos a performance do cidadão no nosso tablado.
Assinar:
Postagens (Atom)