sábado, 4 de janeiro de 2014

O Nascimento de Um Novo Ano

Nascimento é sempre um data de bom augurio! O eclodir de uma vida de qualquer ser na escala biológica é sempre um acontecimento que decorre de uma demonstração de força e inteligencia da natureza! O poeta Caetano em frase memorável define o processo de gestação de um novo ser humano com muita propriedade: " eu vi a mulher preparando outra pessoa ".
Passa-se ao largo de uma jovem mãe, grávida, sem pensar o que de construção e refinamento biologico está a acontecer nas" usinas uterinas "( do poema de minha autoria - Mãe),  para depois dar ao mundo um ser , hábilitado para ser pessoa! considero um verdadeiro processo de construção de uma obra de arte a gestação de um novo ser. O que se fará com ele ao longo dos anos é outro processo ! por isto, é preciso cuidar ( no sentido lato) da formação da pessoa, esta sim, vem depois que a mulher entrega a escultura viva ao mundo! preparar a pessoa é coisa tão séria quanto!
Tudo isto me vem á  cabeça no alvorecer de um novo periodo  no calendário da historia  da humanidade, de um novo ano. è bom que celebremos esta alvorada com alegria e solidariedade entre os irmãos! mas precisamos cuidar das circunstancias, do que vamos fazer de melhor, de mais profundo no sentido humanitário. Se teremos maior compreensão , tolerancia, solidariedade com o  proximo. Isto só se alcança mediante a reflexão sobre o nosso destino, bonito, mas fugaz! havemos de, nos propor com destemor como diz o poeta Maiakovski;"


E então, que quereis?..


Fiz ranger as folhas de jornal abrindo-lhes as pálpebras piscantes.

E logo de cada fronteira distante

subiu um cheiro de pólvora perseguindo-me até em casa.

Nestes últimos vinte anos nada de novo há

no rugir das tempestades.

Não estamos alegres,é certo,mas porque haveremos de ficar tristes
          O mar da historia é agitado , as tempestades haveremos de cortá-las

          como a quilha corta as ondas!









Nenhum comentário:

Postar um comentário