segunda-feira, 27 de maio de 2013


Cronica ( atrasada) do domingo, 26 de maio de 2013

Ontem foi domingo e só hoje,segunda-feira 27 de Maio de 2013, escrevi minha pequena cronica. Que pena, pois o domingo é um dia branco, que favorece a introspecção e a reflexão. É um dia que embala a  brancura das nossas  almas  lavadas da poeira e do ferrugem do cotidiano. Somos mais ou menos felizes nos domingos de nossa vidas? Isto não sei avaliar ; o que sei é que vivenciamos mais este dia que é particularmente nosso. Temos concessões de direitos especiais:  não fazer nada, desistir de mudar o mundo,olhar a beleza do garoto que passa, esquecer pessoas esquecíveis, amar mais, as já bem-amadas, admirar o horizonte e imaginar cruzá-lo em dia distante numa aventura que  se realizará outro dia...e, principalmente, "estar numa casa de campo, cantar muitos rock rurais , alimentar o silencio de línguas cansadas; estar onde possa encontrar meus amigos meus discos e livros e nada mais....."



domingo, 19 de maio de 2013

Pequena cronica de domingo















O dia acorda devagar,  de mansinho e silencioso  para não despertar a cidade que ainda dorme no interior do  tempo que se diz domingo, 19 de maio de 2013.Seu leito é de nuvens e de lençóis azuis vistos pela janela do meu quarto. Volto para a cama querendo prolongar o estado de sonambulismo que me faz parceira do bocejo da  manhã. Inútil tentativa; o grito estridente de uma buzina de automóvel me diz que os homens subitamente despertaram a cidade...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

NOTICIAS SAINDO DO FORNO


AS PRESENÇAS  DE CAETANO VELOSO COM SEU ABRAÇAÇO NO BAILE PERFUMADO E  E GERALDINHO AZEVEDO CANTANDO SEUS CLÁSSICOS NO MANHATTAN FAZEM  A EBULIÇÃO DA CIDADE!

NA GASTRONOMIA O JC DÁ  DESTAQUE  PARA A COZINHA DE INSPIRAÇÃO ÁRABE NO CASBAH QUE FUNCIONA NO PRÉDIO DO BEM LEMBRADO E SAUDOSO  MOURISCO ,EM OLINDA ,E DO DO SNAUBAR QUE SE DEFINE COMO ESFIHARIA E CERVEJARIA MAS  INCLUI NO CARDÁPIO OUTRAS DELICIAS DE COMIDINHAS DA COZINHA TAMBÉM MOURISCA!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mudança de mentalidades



É atribuída ao físico Einstein a declaração:" é mais fácil desintegrar o átomo do que mudar mentalidades". O grande cientista deve ter sentido na pele a dificuldade de mudar  paradigmas ,  atitudes e  cultura, entendida aqui , como padrões de comportamento de determinado agrupamento humano orientados, obviamente, por  seus valores morais e éticos.
O que se viu durante o processo do mensalão foi uma rutura com a cultura de impunidade mediante um julgamento transparente e  que envolvia quadrilhas capitaneadas  por políticos e figurões oriundos da mais alta representação do governo federal . O STJ condenou-os a pagar com a liberdade o assalto aos cofres públicos e os indeléveis  danos morais infringidos ao país e ao povo brasileiro.
Pois bem, estes mesmos protagonistas da corrução tentam bravamente desmoralizar a Suprema Corte de Justiça do país mediante recursos  infundados na tentativa de  anular o  precioso julgamento dos implicados no mensalão.
Contribuindo com eles , alguns setores da mídia insistem em configurar para  opinião publica a figura do  Ministro Barbosa como  pouco simpática e intolerante, desde que não traz para si a tarefa de agradar a gregos e troianos  mas a de julgar com independência.
Até a OAB teve seus pruridos corporativos exacerbados pela declaração  impensada do Ministro ao categorizar alguns advogados como dorminhocos...
Nosso Ministro que se cuide e não abra a guarda para mentalidades daninhas !

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CÉSAR LEAL


                                                                                               
Do alto de seus noventa anos de vida o poeta contempla o universo que tanto lhe é conhecido: o das academias, das salas universitárias, das redações dos jornais. Ambientes que representam o percurso de sua fecunda vida profissional e intelectual.
É com regozijo que assistimos ás homenagens que vem sendo prestadas ao filho de Saboeira, no Ceará, que adotou Recife também como seu berço e casa.
 A Academia Pernambucana de Letras, recentemente, realizou o seminário Cesar Leal – 90- anos que reuniu os pares da APL, estudiosos de sua obra e amigos. Sua filha Virginia o representou e trouxe para os presentes, as doces memórias familiares e alguma poesia da farta fortuna intelectual do poeta.
Tivemos a oportunidade de revisitar os múltiplos aspectos de suas atividades como jornalista, critico literário e docente. Cesar leal iniciou sua vida no serviço publico trabalhando para o Serviço especial de saúde pública (SESP) exercendo suas atividades em Manaus, Belém e depois Belo Horizonte. Aí conviveu com intelectuais como Abgar Renault, Fábio Lucas e outros. De volta ao Recife foi admitido no Diário de Pernambuco então sob a direção do poeta Mauro Mota.
Em 1957 publica Invenções da Noite Menor, seu primeiro livro de poesia, seguido por dezenas de outros importantes títulos.   Estudioso de Dante, admiração iniciada desde a infância, por ser a Divina Comédia um dos livros a seu alcance no casarão da fazenda Belmonte. Em 1965 publicou um ensaio sobre o gênio italiano “Dante e os modernos” que lhe valeu condecoração de “Cavalieri” da ordem do Mérito da República da Itália (1982).
Sua carreira literária tem sido brilhante, reconhecida e profícua. Poeta, jornalista, critico de literatura respeitado, recebeu o titulo de notório saber do Conselho Federal de Educação (1980).Professor de Teoria da literatura da UFPE ,foi responsável pela criação da Pós graduação em literatura e, portanto, pela  formação de jovens mestres e doutores na última metade do século XX. Foi editor da revista Estudos Universitário e do Suplemento Literário (DP) por três décadas. Estimulou poetas jovens publicando seus trabalhos (tive a honra de ser um deles, com poemas e ensaios pjublicados nos idos da década de 80 no seu Panorama Literário).
Cesar Leal, como João Cabral de Melo Neto, conseguiu conciliar a difícil convivência entre poesia e crítica.   Ambos tinham consciência desta atitude critica presidindo o ato de escrever. É de José Guilherme Merquior a afirmativa “César Leal é até agora o poeta brasileiro mais preocupado com a teoria do poema” (1980).
No poema “Carta aos rinocerontes” Cesar declara: “se minha poesia te cansa/peço-te: come as saladas de Sousândrade; bebe lentamente as gotas de orvalho que fluem dos Caligramas/de Apollinaire... quanto a mim continuarei sozinho/solitário como um estranho rio/de um território ainda não visitado pelos geógrafos/abrindo sem descanso a minha estrada/certo de que alguém um dia/ anjo ou demônio/caminhará por ela até a porta do meu nome”.






quinta-feira, 9 de maio de 2013

Por falar em cinema


O Festival de cinema francês é uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil e acontece em 40 cidades brasileiras.No  Recife já está terminando e foi uma pena que as salas se localizassem todas na zona sul o  que representa um complicador para os cinéfilos  das outras regiões do Recife.Quem vive aqui sabe(!) O nosso Cinema da Fundação não pôde abrigar o festival 2013 por estar em reforma.
A programação esteve excelente com destaque para os longas Renoir ,  Camille Claudel e Ferrugem  e Osso. No Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Sales sediou o festival que contou na pauta com dois excelentes documentários narrados por Marguerite Duras ambos do diretor Benoit Jacquot ( ex- assistente da escritora)  e homenageado do Festival carioca. Os títulos foram " La mort du jeune aviateur anglais" e " Écrire, este ultimo, sobre o processo de escrever de Duras. Ficamos com água na boca....
Por falar em cinema aqui vai a sugestão para que as salas Kinoplex Forte e Tacaruna melhorem sua programação  pois os filmes de conteúdo ficam restritos as salas do Boa Vista e Rosa e Silva  em  sessões únicas ou horários especiais.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Em quem cai a carapuça?

O JC de ontem( 7.05.2013) publicou em manchete o abandono do litoral norte alardeado pelos cidadãos da cidade do paulista há dez anos!!! Enquanto a prefeitura de Paulista diz que é com o Estado , nega a interlocução do poder local na esfera devida de responsabilidade.Pessoalmente há cerca de 3 anos !!!participei de uma consulta publica envolvendo Ministérios  Publico, da Integração Nacional, CPRH e outrasssss esferas de poder, mostrando o resultado da consultoria com uma empresa expert americana ...e até hoje o mar continua seu trabalho destruidor, os cidadãos perdem seu patrimônio ,são impedidos de entrar em casa e tudo fica a ver navios.....realmente trata-se de um desmando que não tem tamanho nem responsável! o que fazer???


Tentativas particulares de salvar as praia de Pau Amarelo
Pedimos sugestões para tirar do marasmo  e/ou acordar o poder publico!!!


SOCORRO!!!

Porque tablado?


O significado de tablado remete ao lugar de representação dos atores no teatro. Considerando que a cena cotidiana da vida é representada por nós, os atores nas várias áreas da atividades e situações, a ideia do blog é ser o arauto e interlocutor deste cenário quer nas artes, na política, na literatura e nos fatos de repercussão na vida social e econômica da cidade. Interessa principalmente a interlocução com os leitores do blog que irão dispor de espaço para estabelecer esta interatividade com a blogger. Espero boa receptividade para fortalecermos a performance do cidadão no nosso tablado.